terça-feira, 3 de março de 2015

Desconstrução

Todo mundo foi criado na sociedade, e bem, ela tem vaaaários problemas, como todos podemos concordar.
Então é apenas natural que a gente reproduza uma série de discursos, nem por má fé ou por mal... simplesmente porque sempre aprendemos que o mundo funcionava dessa forma, e as vezes nem nos atentamos em como na verdade esse discurso pode ser falacioso.

Esse post contém alguns argumentos que todo mundo está suscetível a apresentar, a problematização e a desconstrução dos mesmos.

Pra refletir! =)

Situação 1) "Mas vocês feministas ficam fazendo piada de homem/desmoralizando todos os homens, nem todos os homens são assim!" - seguido de "Só estou apontando um problema numa coisa que você disse, não precisa ficar tão na defensiva"

Primeiro de tudo, sabe QUANTAS vezes eu (e todas as mulheres, btw) tive que ouvir piadinha que diminui as mulheres? Sabe quantas propagandas fazem isso, todos os dias? E aí quando a gente reclama, sabe quantas vezes eu tive que ouvir que era só uma piadinha, que eu não tinha mais senso de humor? Te garanto que foi muitas, mas muuuuuuitas vezes.
Acho engraçado que a maioria das pessoas que acha que feminista é mulher chata/mimada/vitimista que não sabe aceitar um "elogio" nem rir de uma "piada" são as mesmas pessoas que quando uma feminista faz uma piada sobre o machismo fica super ofendido e na defensiva.
Quando é com você, aí a piada não tem graça, né? Quando desafia o senso comum, quando a piada não é direcionada pra quem ela sempre foi (minorias), aí de repente é ignorância.
Queria saber se você teve essa reação brava com todas as piadas racistas, homofóbicas e machistas que você vê no facebook que tenho CERTEZA que são muito mais recorrentes que a piadinha da feminista aqui. Você partiu pra cima do seu amigo que postou que lugar de mulher é na cozinha? Você deu discurso moralizante pra cima da pessoa que fez chamou o cabelo de um negro de cabelo "ruim"??? Você repreende com a mesma veemência que me repreendeu aqui, quando um amigo seu fala mal de "viado"?

Sabe porque ficamos na defensiva? Porque o facebook e a mídia são um festival de piada machista e ninguém fala nada!
Aí quando a gente fala, SEMPRE vem um homem nos dizer que o que a gente deveria fazer, ou como a gente deveria lutar, sempre vem um homem chamar a gente de mimada e vitimista. Sempre vem um homem falar que estamos generalizando.
Eu também não concordo com algumas feministas "radicais" que odeiam homens (que, engraçado, não representam nem 1% do movimento feminista, e ainda assim todas as feministas são pintadas dessa forma.) Só acho que essas feministas nunca mataram ninguém. Elas não representam perigo pra ninguém.
Eu prefiro gastar a minha saliva conscientizando homens a não verem suas parceiras como propriedade, eu uso meu tempo empoderando mulheres para que saiam de relacionamentos abusivos, porque essas situações e o machismo que as motiva, isso sim, mata pessoas.

Eu quero saber CADÊ VOCÊS pra falar que os machistas estão generalizando??? Cadê?? Porque as feministas estão aqui lutanto sozinhas enquanto mulheres morrem nas mãos de seus parceiros, o movimento negro está ali lutando sozinho enquanto a juventude negra é baleada por polícias "por ter se encaixado na descrição do infrator", a galera LGBT está ali lutando sozinha enquanto homossexuais não podem se casar nem andar na rua sem apanhar!!! E você está aí, brigando com uma feminista! Aí a gente fica irritada e de repente é a nossa braveza que faz o movimento não ir pra frente. Não, cara, nossa braveza é o que muitas vezes faz a reclamação ser ouvida, é a sua insistência em não atentar para o que realmente importa que faz a sociedade não evoluir.

Situação 2) "E os homens que morreram na guerra? Porque as feministas não lutam pra ter alistamente obrigatório? Isso vocês não querem né?"

Porque, ó deusa, nós lutaríamos para que algo fosse obrigatório? Caso você não saiba, as feministas defendem que o serviço militar deveria ser compulsório para todos. Isso quer dizer que a gente acha sim errado que os homens sejam obrigados, olha só. Isso só não é a questão mais importante da nossa luta.

O ambiente militar só é tão masculino adivinha porque? BINGO, por causa do machismo, que diz que mulher é muito fraquinha e incompetente pra servir!
Por isso que é tão difícil ATÉ HOJE para uma mulher seguir carreira militar, por isso que é tão difícil elas chegarem em cargos altos. Se só os homens foram lutar na guerra, vc pode ter certeza que não foram as mulheres que escolheram isso.

E outra - essa ilusão que só homem morre em guerra, gente, da onde vem isso? Se vc for estudar as guerras a fundo, vai descobrir que uma infinidade de mulheres também morreu na guerra. Uma infinidade foi estuprada pelo lado inimigo. (https://calcinhasmolhadasblog.wordpress.com/2015/01/28/resposta-a-falacia-machista-do-risco-da-guerra/)

A guerra nunca é sussa para as mulheres,



Situação 3) "Vocês falam como se nenhum homem prestasse, não olham para os homens de família, que batalham para sustentar a casa."

Opa! Mas quando um homem batalha pra caceta pra sustentar os filhos sozinho, ele é até primeira página do UOL sobre como ele é fofo, que herói e que exemplo bom para a humanidade (e de fato, ele é mesmo!)!! Esses homens são bacanas sim, mas definitivamente não precisam de ainda mais confete.
Mas e as 5,5 milhões de crianças que nem tem o pai no registro, que são sustentadas pela mãe?
E as mães solteiras que criam seus filhos, e ao invés de ouvirem que são heroínas e mulheres exemplo, ouvem que "quem mandou não usar camisinha" , e tem até página no face chamada "não mereço mãe solteira"?

E mesmo as famílias cujo sustento financeiro é o homem, onde está essa mulher? Olha só, essa mulher está em casa, trabalhando de cozinheira, babá, faxineira, sem ser paga, sem férias, sem reconhecimento, e muitas vezes sofrendo violência doméstica e achando que merece, pq afinal quem trabalha é o homem, ela "não faz nada" e deveria ser grata por ter aquele homem incrível e provedor ao lado.



Situação 4) "Minha vó tem direito de reclamar, as mulheres de hoje em dia não. Não precisa mais de feminismo" 

Só porque as partes mais absurdas da luta já foram vencidas (tipo direito ao voto, tipo poder trabalhar, tipo não ter que obedecer o marido) não quer dizer que agora tá tudo bem, nem precisa mais de feminismo.
É fácil dizer que algumas coisas são frescura quando não é com você né? As pequenas coisas podam nossa liberdade todos os dias.

Mas tudo bem, se vc quiser que eu me atenha as "grandes coisas", bem, eu acho que não poder ir pra balada sem ter meu corpo invadido e apertado é uma boa razão pra ainda ter feminismo. Eu acho que enquanto uma mulher for estuprada a cada 12 segundos no Brasil, e acharem que é deboas fazer piada com isso na TV, é uma boa razão pra ter feminismo. Eu acho que as 5 mil mulheres que morrem todos os anos vítimas de violência doméstica são uma boa razão pra ter feminismo. Eu acho que as mulheres que ganham salário menor para desempenhar a mesma função que homens são uma boa razão pra ter feminismo. Eu poderia continuar por muito, muito tempo aqui, mas acho que já fiz meu ponto.





Situação 5) "Nunca vi reclamarem por pagar menos na balada, por não pagar a conta no primeiro encontro. Tem até empresa que prefere contratar mulher, isso vocês não reclamam né"

Na verdade, se você se informar um pouco melhor, vai descobrir que as feministas são SUPER CONTRA essa história de mulher pagar menos na balada. Desde que eu me descobri feminista e busquei entender a razão das coisas, eu nunca mais fui numa festa que fizesse essa divisão.

Sabe porque a festa é mais barata pra mulher? Porque mulher é tratada como ISCA. Pra quem não para pra pensar, pode parecer ótimo pagar menos.
Mas será que se toda mulher pudesse escolher entre esse dois cenários -A) pagar menos e saber que vai ser assediada lá dentro, que vai ter a bunda apertada, que vai ter que dar um telefone falso pra se desvencilhar de um mala insistente, que vai ter xavequeiro chato que não vai sair da bota até chegar seu namorado, e quando ele chegar o mala vai pedir desculpas para o namorado e não pra vc (afinal, vc é apenas uma propriedade).... ou B) pagar o mesmo que o homem e ser tratada como ser humano, não ter o corpo encostado sem autorização, quando um cara dá um approach e você recusa, o cara simplesmente ir embora tranquilo sem te chamar de vadia metida.... hmmmm oque será que ela escolheria?

Sobre não pagar a conta e outros "cavalheirismos", também vc ficará chocado em saber que todas as feministas que eu conheço não curtem cavalheirismos não.
Elas curtem gentilezas, coisas que elas também fariam por alguém (por exemplo, eu sempre paguei a conta quando meu marido estava mais apertado, e vice e versa, e senão, rachamos), e coisas que são feitas por qualquer um (tipo ajudar alguém com dificuldades em carregar algo).
As feministas curtem gente gentil, que ajuda pessoas que precisam de ajuda. Não "cavalheiros" que só são gentis com as mulheres que lhes interessa. A sutil, porém linda diferença entre cavalheirismo e gentileza -  um é interesse, o outro é bondade mesmo.

E sobre ser escolhida na empresa, sério, vale fazer uma pesquisa sobre a diferença salarial, vale uma pesquisa sobre quanto porcento das grandes empresas tem mulheres em cargos de liderança. As empresas que "preferem mulheres" ainda são infinitamente menos recorrentes do que as que preferem homens, geralmente essa "preferência" não é pra cargos de chefia, sem contar quantas empresas contratam mulheres só se elas forem bonitas, como artigo decorativo.

Situação 6) "Mas homens também são assassinados, e também sofrem violência! Todo mundo sofre igual!"

Sim, homens morrem mais vítima de violência que as mulheres!
Mas sabe quem matou esses homens? Outros homens!
Sabe porque eles morreram? Por causa de drogas, de roubo, de máfia, de briga.
Agora, sabe quem matou essas mulheres? Homens.
Sabe porque? Porque elas são mulheres. E por serem mulheres são vistas como propriedade do homem, que entende que pode fazer o que quiser com elas, e se elas o "desonrarem" eles tem direito de descer o cacete.

Entende a diferença? Os homens estão morrendo por terem se envolvido com drogas, por terem resolvido brigar na balada, por dívida, por dinheiro. Não por serem homens, Se uma mulher estivesse na mesma situação, envolvida com as mesmas coisas, teria morrido do mesmo jeito.
As mulheres estão morrendo porque se recusaram a fazer sexo com o marido, porque o marido viu ela conversar com um ex, porque não quis mais cuidar da casa sozinha, porque reclamou, porque "enfrentou" seu parceiro.
Em nenhuma dessas situações, se vc inverte o gênero, as pessoas morrem. Ou seja, elas morreram por serem mulheres, vítimas do machismo que as vê como propriedade.



Situação 7) "Você está generalizando, colocando todos os homens no mesmo saco!"

Um dado interessante. A probabilidade de uma pessoa ser atacada por um tubarão são 1 em 3,748,067, enquanto a probabilidade de uma mulher ser estuprada é de 1 em 6. Ainda assim, dizer que tubarões são perigosos para seres humanos é tido como racional e óbvio, enquanto dizer que homens são perigosos para as mulheres é visto como generalização e vitimismo.

Óbvio que nem todos os homens são do mal, acontece que a classe masculina, num geral, é ameaçadora para a classe feminina, num geral!
É triste pra cacete, mas é verdade! Acredita em mim, pior que ser um homem e ouvir isso, é ser uma mulher e "nadar com os tubarões" todos os dias, porque nem todos os tubarões estão com fome e vão te morder, mas vc está correndo o risco daquele homem que está andando atrás de você ser sim um tubarão com fome.
Queria saber, se você estivesse no mar e aparecesse um tubarão, se vc ia ficar tranquilo e pensar "ah, mas nem todos os tubarões atacam seres humanos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário